Designer do ano – Natureza

Designer do ano – Natureza

O que uma coruja, um pinguim e um martim-pescador tem em comum com um trem bala?

Mais do que você pode imaginar.

Ao se deparar com o desafio de projetar um trem mais rápido, silencioso e eficiente, Eiji Nakatsu, que tinha como hobby observar pássaros, encontrou nesses animais a inspiração para superar seu desafio.

A curvatura e o serrilhado das penas da coruja ditou o design do pantógrafo (componente que conecta o trem à rede elétrica acima). O corpo esguio e escorregadio do pinguim, que o permite nadar sem grande esforço, inspirou a base do pantógrafo, reduzindo a resistência ao ar. Por fim, o formato aerodinâmico do bico do martim-pescador (aquele pássaro que mergulha para pescar), foi usado para desenhar a parte dianteira do trem, reduzindo o grande efeito sonoro gerado pelo design anterior.

Esse trem foi projetado em 1997, mas até hoje segue sendo um dos melhores exemplos de design inspirado na natureza, também conhecido como “Biomimética”.

Janine Benyus, responsável pela popularização do termo, através de seu livro “Biomimética: Inovação inspirada pela Natureza” acredita que boa parte das pessoas que projetam nosso mundo faltaram às classes de biologia, segundo ela, temos muito a aprender com a natureza e suas soluções, basta um olhar mais apurado.

Quer saber mais, acesse o site: https://biomimicry.org

Biomimética: a ciência inspirada no design inteligente da natureza.

Gustavo Ritzmann: apaixonado pelo potencial que a sustentabilidade e a educação podem causar no mundo. Engenheiro de produção, busca por soluções inovadoras e variadas para fazer melhor e diferente. Ama aprender e trocar experiências e tem coragem e determinação para seguir com o seu propósito.