Consultoria em Sustentabilidade

A Sustentabilidade é um conceito amplo e multidisciplinar, não existem fórmulas prontas para incorporá-la, colocá-la em prática significa estudar profundamente o contexto no qual se está inserido e identificar as oportunidades para conectá-la à essência das organizações.

Com base nesse olhar personalizado, desenvolvemos uma visão de sustentabilidade vinculada às estratégias, objetivos e o momento da sua organização.

Nossa consultoria inicia-se com o estudo do contexto organizacional, a partir dai, selecionamos as técnicas e metodologias adequadas para cocriarmos um mapa estratégico de ações que incorporem a sustentabilidade como valor e diferencial competitivo.

A proposta da nossa assessoria e mediação, é criar ambientes propícios para a implementação da sustentabilidade, aplicando-a à pessoas, serviços, produtos e processos. Os resultados, avanços e conhecimentos adquiridos tornam-se parte da cadeia de valor/cultura da organização, que passa a ser protagonista da criação de uma realidade voltada a sustentabilidade.

Nossa abordagem

Para incorporar a sustentabilidade nas atividades da sua organização, estudamos o contexto no qual ela está inserida. Levando em conta as informações levantadas, momento e maturidade, aplicamos conceitos e metodologias para criação de estratégias e diretrizes, através de técnicas de gestão, acompanhamos o desenvolvimento da estratégia. Todo processo permeado por uma abordagem que traz a sustentabilidade como inovação e diferencial para a organização.

  • Projetos em sustentabilidade: Concepção, desenvolvimento e aplicação de ações voltadas a sustentabilidade. Adaptamos a sustentabilidade as suas necessidades.
  • Análise de riscos e oportunidades: Relatórios com mapeamento e identificação de oportunidades e riscos a luz da sustentabilidade pertinentes ao negócio.
  • Desenvolvimento de novos negócios: Concepção, prototipagem e validação. Assessoramos sua entrada no mercado da sustentabilidade.
  • Estudos de tendências e Mercado: Pesquisa de iniciativas relacionadas ao interesse do cliente para prever comportamentos (Mercado/Consumidores/Concorrentes) na área de sustentabilidade. Análise e comparação com as melhores práticas de mercado.
  • Construção de estratégia: Dinâmicas e metodologias de identificação de necessidades para criar design
    de um roteiro estratégico que embase ações.
  • Planejamento e Planos de Ação: Métodos e dinâmicas para identificar objetivos e desenvolver roteiros de implementação da sustentabilidade
  • Criação de Indicadores e Gestão: Estruturas de mensuração e acompanhamento do desempenho da estratégia em sustentabilidade
  • Governança: Criação de estruturas e processos que auxiliam a tomada de decisões e o gerenciamento das ações em sustentabilidade (ex.:Comitê de Sustentabilidade).
  • Inovação: Aplicação de métodos para incorporação do mindset de inovação voltada a sustentabilidade.

Repensar a maneira de desenhar produtos, como consumimos e nossa relação com as matérias-primas e resíduos, essas são algumas das proposições da Economia Circular. Tem como objetivo transformar a lógica linear de “extrair, transformar, descartar”, a partir do entendimento cíclico dos processos da natureza, e replicá-los em processos industriais. O modelo circular assume que os produtos e serviços têm origem em fatores naturais, que no final de vida útil devem se manter no ciclo produtivo ou retornarem à natureza para serem reabsorvidos, evitando impactos ambientais.

  • Análise de Ciclo de Vida: Análise e quantificação dos possíveis impactos ambientais associados a produtos e processos durante seu ciclo de vida.
  • Ecodesign: Aplicação de dinâmicas de projeto para gerar inovação sustentável, criar comportamentos, serviços, produtos e processos com o conceito de sustentabilidade inserido em sua essência.
  • Desenvolvimento Cadeia de Valor: Estruturação de fluxo de atividades e mapeamento de stakeholders, geradores de valor, de acordo com a estratégia de sustentabilidade
  • Engajamento de Stakeholder: Estruturação de abordagens para envolvimento, consulta, capacitação, comunicação e acompanhamento de stakeholders
  • Materialidade: Construção da Matriz de Materialidade da organização para a identificação e priorização dos temas relacionados a sustentabilidade.
  • Logística Reversa: Desenvolvimento de estratégias e planos de ação para implementação de logística reversa

A sustentabilidade se manifesta em diferentes âmbitos e formas. Quando tem o propósito de melhorar a qualidade de vida, reduzir desigualdades, ampliar o acesso à direitos e serviços básicos e contribuir positivamente para a evolução da sociedade, podemos conceituá-la como sustentabilidade social (ambiental). A aplicação desse conceito se dá por meio de práticas sociais como:

  • Programas de Voluntariado: Mapeamento de questões e expectativas sociais que permeiam a organização e o desenvolvimento de parcerias que promovam o engajamento voluntário em iniciativas para melhoria das condições sociais encontradas.
  • Elaboração e Gestão de Projetos Sociais: Mapeamento de questões sociais relevantes para a organização e a criação de projetos sociais com objetivo de atender as demandas identificadas.
  • Diversidade e Inclusão: Desenvolvimento de programas para criar uma cultura organizacional inclusiva e livre de preconceitos. Criação de espaços seguros de diálogo e sensibilização que promovam a diversidade.

Eventos são criados por diversas razões, mas podemos identificar objetivos comuns em todos eles, como por exemplo, tornar aquele momento um ápice para os participantes. Tomando parte nessa jornada, por meio da sustentabilidade, buscamos proporcionar experiências diferenciadas para que todos possam vivenciar e interagir com esses conceitos durante seu evento.

Nossa assessoria desenvolve ações durante todo o ciclo de vida do evento, partindo da concepção, à execução e pós evento, tudo monitorado através de indicadores de efetividade das ações.

Desenvolver fornecedores, comunicação das ações, alimentação sustentável, gestão de resíduos, certificações, interações e atividades didáticas são algumas das ferramentas que podemos aplicar ao seu evento para que ele se torne reconhecido pela experiência de sustentabilidade vivenciada pelos participantes.

A sustentabilidade gera diferenciais de mercado que precisam ser devidamente posicionados para gerar valor. Comunicar os novos valores, estratégias e ações desenvolvidas e principalmente os resultados atingidos, é crucial para o posicionamento institucional da organização. Em um cenário econômico cada vez mais competitivo e cada vez mais consciente, a transparência é um caminho assertivo no engajamento desse novo perfil de consumidor. Contamos com uma equipe e parceiros capacitados para desenvolver estratégias de comunicação para a sustentabilidade.

  • Relatório de Sustentabilidade: Estruturação de dados e geração de informações para elaboração de relatório institucional contento as iniciativas e os resultados atingidos pela organização (relatórios personalizados, GRI, Relatório Integrado etc) .
  • Comunicação Interna e Externa: Planejamento de estratégias de comunicação para gerar engajamento por meio da da sustentabilidade. Desenvolvimento de planos de comunicação com foco no público interno ou externo.
  • Geração de Conteúdo e Publicações: Identificação de temáticas e assuntos relevantes à organização e criação de conteúdo multiplataformas. Desenvolvimento de publicações temáticas, manuais e treinamentos.